Paróquia São Roque dá início às visitas do Padroeiro às comunidades, em preparação à 65ª Festa

Programação irá seguir o calendário de Missas das comunidades, seguindo as normas de saúde; ao final será dada a bênção por intercessão dos padroeiros

No próximo sábado, 24 de abril, a Paróquia São Roque de Bento Gonçalves inicia a programação de visitas da imagem peregrina de São Roque e da comissão de festeiros às comunidades da Paróquia e também às demais igrejas matrizes da cidade de Bento Gonçalves. A atividade faz parte da preparação para a 65ª Festa de São Roque e São Gotardo.

A primeira celebração será na comunidade Nossa Senhora das Graças - Passo Velho, às 16h30min. Os fiéis também são convidados a fazer um gesto concreto da doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado aos Vicentinos da Paróquia, que atendem as famílias em situação de vulnerabilidade social.

Todas as celebrações irão acontecer de acordo com os protocolos sanitários, sendo que a Paróquia preparou um material com orientações para as comunidades. A programação irá seguir o calendário de Missas, no entanto poderá sofrer alterações, conforme a legislação, em virtude da pandemia. Ao final de cada visita, será invocada a bênção de Deus, por intercessão de São Roque e São Gotardo, sobre o sal e os pãezinhos. A relíquia, isto é, um pedaço do osso de São Roque irá acompanhar a comitiva, em todas as localidades.

Neste ano, o lema escolhido é: “65 anos de fé, chamados a cuidar da vida, promovendo o amor fraterno”! Os festejos de 2021 são promovidos pela Paróquia São Roque, que conta com os casais festeiros Fernando e Jussara De Bona, Gilmar e Mareni Atzler, Magnus e Cristiane Finatto, Mario e Rejane Framia e Vilson e Teresa Giacomini. Também fazem parte da equipe, os festeirinhos Bruno Rossatto De Bona, Carolina Soliman Finatto, Eduarda Rossatto De Bona e Luísa Soliman Finatto. A Paróquia São Roque é coordenada pelo pároco, padre Vitor Cittolin, com o auxílio dos padres Miguel Mosena e Valdir Thums.

Confira o cronograma de visitas da 65ª Festa de São Roque e São Gotardo

ABRIL DE 2021

Dia 24 | Sábado: 16h30min – N. Sra. Das Graças | Passo Velho

Dia 26 | Segunda-feira: 20h – N. Sra. De Caravaggio

MAIO DE 2021

Dia 1º | Sábado: 19h30 – Santa Eulália

Dia 02 | Domingo: 19h – Cristo Redentor

Dia 12 | Quarta-feira: 19h – N. Sra. Aparecida

Dia 15 | Sábado: 15h – N. Sra. De Fátima | Veríssimo de Matos

Dia 21 | Sexta-feira: 19h – Santo Antônio | Pradel

Dia 22 | Sábado: 16h30min – Sagrada Família | Zatt

Dia 23 | Domingo: 17h30min – N. Sra. Da Saúde

JUNHO DE 2021

Dia 04 | Sexta-feira: 19h – São João

Dia 05 | Sábado: 15h – N. Sra. Do Rosário e 16h30min – São Luiz | 4ª Secção Rio das Antas

Dia 12 | Sábado: 16h30min – São Gotardo

Dia 18 | Sexta-feira: 19h30min – Feijoada da 65ª Festa

Dia 20 | Domingo: 10h – São Valentim

Dia 27 | Domingo: 10h – N. Sra. Das Dores | Tuiuty

JULHO DE 2021

Dia 03 | Sábado: 18h – Santa Terezinha

Dia 04 | Domingo: 18h – Cristo Rei

Dia 05 | Segunda-feira a dia 10 | Sábado – Hospital Tacchini (precisa ser confirmada a data com o Hospital)

Dia 11 | Domingo: 17h30min – Santa Bárbara

Dia 17 | Sábado: 19h30min – N. Sra. De Monte Bérico

Dia 18 | Domingo: 18h – Santuário Santo Antônio

Dia 23 | Sexta-feira: 6º Batalhão de Comunicações (precisa ser confirmada a data com o Batalhão)

Dia 25 | Domingo: 08h30min – Matriz Faria Lemos

Orientações para a visita de São Roque às comunidades

Com alegria, queremos neste ano festejar os nossos padroeiros, São Roque e São Gotardo, comemorando os 65 anos de criação de nossa paróquia. Por isso o lema da festa é “65 anos de fé, chamados a cuidar da vida, promovendo o amor fraterno. Como é de costume, alguns meses antes da festa realizamos a visita dos padroeiros nas comunidades. Por isso queremos aqui passar algumas orientações.

1 - Montamos uma programação de visitas, que pretendemos mantê-la. Contudo, com as mudanças de protocolos de prevenção do covid-19, é possível que alguma data em alguma comunidade seja alterada. Mas, se houver alterações, na semana da visita, a comunidade ficará sabendo.

2 - Junto à visita, vamos celebrar a Eucaristia.

3 - Em todas as visitas devemos seguir os protocolos de prevenção e enfrentamento da pandemia, isto é, distanciamento entre pessoas ou grupos familiares, uso de álcool gel e uso de máscara.

4 - Propomos que a missa seja celebrada no salão da comunidade ou num espaço amplo e arejado. Isso se deve ao fato de que nossas igrejas, na maioria, são pequenas e além das pessoas da comunidade estará presente os casais festeiros (o que já soma 10 pessoas a mais).

5 - No início da celebração pode-se preparar uma acolhida dos festeiros e santos.

6 - Para a missa, vamos seguir a liturgia do dia. Apenas no sábado, fazemos a liturgia do domingo, como já é costume.

7 - No final da missa, os festeiros vão se apresentar e fazer a fala deles. Após faremos a oração de São Roque, a bênção do sal e dos pães que serão distribuídos. O sal e os pães os festeiros vão trazer.

8 - Finalizando a visita, para evitar contágio do coronavírus, não haverá nenhum tipo de confraternização.

Que São Roque e São Gotardo nos protejam desta pandemia, intercedam pelas nossas comunidades e paróquias. Que Deus nos dê sua paz e sua bênção!

Bento Gonçalves, março de 2021

Pe Vitor Cittolin | Pároco