Batismo

Cerimônia de batismo

O Batismo é o primeiro Sacramento da Iniciação à Vida Cristã que recebemos. É o passo inicial no caminho de Jesus Cristo como discípulos missionários. A Igreja acolhe, incentiva, apoia e ajuda a família a crescer na fé em uma comunidade que aprende a amar e a conhecer Jesus.

É o Sacramento que nos faz Filhos de Deus, membros do Corpo de Cristo e templo do Espírito Santo. É o primeiro de todos os sacramentos que recebemos. Apaga de nós a mancha do pecado original e nos introduz no caminho da santidade.

Neste sentido, a Diocese de Caxias do Sul está implementando o novo projeto do Batismo, que visa celebrar melhor e acolher com mais alegria e intensidade as crianças neste caminho da Iniciação à Vida Cristã. Diante disso, a Igreja local propõe sete passos para a celebração do Sacramento. A organização é gradativa, visto que a pandemia impede a realização das visitas às famílias.

Passo 1 - Inscrição para o Batismo
Cada família se dirige à  Secretaria Paroquial e faz a inscrição para o percurso a ser realizado, portando todos os documentos necessários.

Documentos e informações necessárias:
- Cópia da certidão de nascimento da criança;
- Nome completo do Padrinho e da Madrinha e cópia do comprovante da Crisma de um dos padrinhos. É permitido apenas 1 casal de padrinhos;
- Cópia do comprovante de contribuição com o Dízimo (em nome do pai ou da mãe da criança);
- Caso a família não seja dizimista, o valor para a inscrição é de R$ 155,00.
- Caso a família seja dizimista, o valor para a inscrição é de R$ 15,00.

Passo 2 - Encontro na Comunidade (Catequese Batismal)
Este encontro, destinado para pais e padrinhos, será centrado na reflexão e oração a partir dos textos da Palavra de Deus e nos símbolos do Batismo. Meditaremos a respeito do que significa ser cristão e como viver o Batismo nos tempos de hoje. Acontece no dia anterior ao batizado.

Passo 3 - Apresentação da criança na Comunidade
No dia do batizado a criança é apresentada à comunidade no início da missa.

Passo 4 - Celebração do Batismo
O Batismo será celebrado sempre na Matriz São Roque ou na Matriz Nossa Senhora do Rosário de Faria Lemos. Não são realizados batizados nas comunidades, apenas nas matrizes. Normalmente acontecem no 4º domingo do mês, mas eventualmente pode ocorrer em outro domingo do mês.

Entre os subsídios preparados pela nossa Diocese para a implementação do novo método, está o Livro da Família. Basta você clicar na imagem para fazer o download do PDF. Ao lado, está o material dos sete passos apresentados acima e o livro dos introdutores do Batismo.

Para se tornar dizimista da nossa Paróquia, clique no botão abaixo e preencha o formulário. A equipe da Pastoral do Dízimo fará o cadastros. Maiores informação ao clicar para se cadastrar.

Será uma grande alegria receber sua família e acolher a vocês em nossa Paróquia. Para mais informações, basta fazer contato com a Secretaria Paroquial São Roque e Nossa Senhora do Rosário pelos fones:  (54) 3452-1574 | 99648-5998.

A igreja matriz São Roque dispõe de fotógrafos para as celebrações do Batismo. O objetivo é preservar a concentração no rito e deixar o espaço litúrgico mais orante e sóbrio.