Batismo

O Batismo é o primeiro Sacramento da Iniciação à Vida Cristã que recebemos. É o passo inicial no caminho de Jesus Cristo como discípulos missionários. A Igreja acolhe, incentiva, apoia e ajuda a família a crescer na fé em uma comunidade que aprende a amar e a conhecer Jesus.

É o Sacramento que nos faz Filhos de Deus, membros do Corpo de Cristo e templo do Espírito Santo. É o primeiro de todos os sacramentos que recebemos. Apaga de nós a mancha do pecado original e nos introduz no caminho da santidade.

Neste sentido, a Diocese de Caxias do Sul está implementando o novo projeto do Batismo, que visa celebrar melhor e acolher com mais alegria e intensidade as crianças neste caminho da Iniciação à Vida Cristã. Diante disso, a Igreja local propõe sete passos para a celebração do Sacramento. A organização é gradativa, visto que a pandemia impede a realização das visitas às famílias.

Passo 1 - Inscrição para o Batismo
Cada família se dirige à coordenação da Iniciação à Vida Cristã ou Secretaria Paroquial e faz a inscrição para o percurso a ser realizado;

Documentos e informações necessárias:

- Cópia da certidão de nascimento da criança;

- Nome completo do Padrinho e da Madrinha e cópia do comprovante da Crisma. É permitido apenas 1 casal de padrinhos;

- Cópia do comprovante de contribuição com o Dízimo (em nome do pai ou da mãe da criança);

- Caso a família não seja dizimista, o valor para a inscrição é de R$ 80,00.

Passo 2 - Encontro na Família
O primeiro encontro será na família. Pais, padrinhos e outros convidados farão parte deste encontro. Este tem um roteiro bem simples de oração e meditação que ajuda a refletir sobre o significado do Batismo;

Passo 3 - Encontro na Comunidade
Este encontro, destinado para pais e padrinhos, será centrado na reflexão e oração a partir dos textos da Palavra de Deus e nos símbolos do Batismo. Meditaremos a respeito do que significa ser cristão e como viver o Batismo nos tempos de hoje;

Passo 4 - Apresentação da criança na Comunidade
A equipe do Batismo irá agendar uma celebração na comunidade para que a família apresente seu filho à Igreja. Nesta celebração, será feito o Rito de Acolhida e Assinalação da criança.

Passo 5 - Celebração do Batismo
O Batismo será celebrado em outro dia, conforme o costume da comunidade.

Passo 6 - Entrega da lembrança e bênção da casa
Após o Batismo, a família receberá uma segunda visita da Pastoral do Batismo para abençoar a casa em nome da Igreja e entregar a lembrança.

Passo 7 - Confraternização
Ao final do ano, por ocasião do Natal, será realizada, na comunidade, uma celebração festiva com os batizados do ano.

Entre os subsídios preparados pela nossa Diocese para a implementação do novo método, está o Livro da Família. Basta você clicar na imagem para fazer o download do PDF. Ao lado, está o material dos sete passos apresentados acima e o livro dos introdutores do Batismo.

Para se tornar dizimista da nossa Paróquia, clique no botão abaixo e preencha o formulário. A equipe da Pastoral do Dízimo fará contato com você.

Será uma grande alegria receber sua família e acolher a vocês em nossa Paróquia. Para mais informações, basta agendar fazer contato com o Centro Paroquial São Roque e Nossa Senhora do Rosário pelos fones:  (54) 3452-1574 | 9 9648-5998.

A igreja matriz São Roque dispõe de fotógrafos para as celebrações do Batismo. O objetivo é preservar a concentração no rito e deixar o espaço litúrgico mais orante e sóbrio.

Os batizados a serem realizados nas comunidades da Paróquia São Roque também devem ser agendados por meio do Centro Paroquial.