Memórias de São Roque | Comunidade São Luiz das Antas: história viva de um povo de fé

Em 1897, as famílias da localidade se reuniram para construir a primeira igreja e desde aquela época é festejado São Luiz Gonzaga, padroeiro dos jovens

Igreja da Comunidade São Luiz das Antas | Aproximadamente 1997 | Acervo: Sabrina de Lima Greselle

Localizada nas proximidades do Rio das Antas, na denominada 4ª Secção, a comunidade São Luiz preserva a história dos descendentes de imigrantes, sobretudo italianos que construíram suas vidas tendo como bases a fé, a família e o trabalho. Denominada oficialmente Comunidade São Luiz das Antas, surgiu nas décadas finais do século XIX, sendo o primeiro documento oficial datado de 1897, referente à licença para a construção da igreja, no lote nº. 29 da localidade.

De acordo com a estudante de História e pesquisadora, Sabrina de Lima Greselle, que fez seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre sua comunidade de origem, há um documento de 1899, que relata a oração da Via Sacra, onde os fiéis meditavam os últimos passos de Jesus no caminho do calvário, já na pequena igreja. Inicialmente atendida pela Paróquia Santo Antônio, a localidade já celebrava São Luiz Gonzaga, padroeiro dos jovens.

Um fato curioso e muito importante: a comunidade sempre teve uma importante ligação com o Exército Brasileiro, por causa da ferrovia. Neste sentido, os militares do 1º Batalhão Ferroviário colaboraram para a construção da atual igreja, cuja inauguração, em 1956, contou com a presença do bispo emérito de Caxias do Sul, dom José Baréa. No mesmo ano foi criada a Paróquia São Roque, cujos padres passaram a fazer o atendimento pastoral.

Comunidade São Luiz das Antas | Sem data | Acervo: Paróquia São Roque

Em 2017 foi celebrado o jubileu de 120 anos de fundação da comunidade, com diversas atividades que perduraram por todo o ano e contou com a homenagem aos padres e autoridades que marcaram a história de São Luiz das Antas.

Você tem alguma história sobre a Comunidade São Luiz das Antas - 4ª Secção do Rio das Antas para partilhar conosco? Tem alguma foto, algum acervo? Ficaremos muito felizes com a sua participação, porque queremos preservar as Memórias de São Roque e recontar toda essa caminhada das nossas comunidades.