Hora Santa: o exercício de colocar-se em oração diária por 60 minutos; será isso possível?

Dias atrás, no 3º Domingo do Tempo Comum, celebramos o Domingo da Palavra de Deus, convocado pelo Papa Francisco, com uma forte motivação: tornar a Escritura cada vez mais conhecida aos católicos e difundir a prática de sua leitura e da oração com a Bíblia. Durante as missas, os padres de nossas paróquias São Roque e Nossa Senhora do Rosário, chamaram a atenção para a importância de tirar um tempo diário para a leitura e meditação dos textos bíblicos.

Você sabia que na Igreja muitas pessoas que vivenciam diariamente a Hora Santa? Sim, elas buscam colocar-se em oração por 60 minutos e este texto quer te encorajar para este compromisso consigo mesmo e com Deus. Esta é uma prática que foi difundida no mundo pelo arcebispo norte-americano Fulton Sheen, que era conhecido por seus conselhos espirituais práticos, oferecendo ao leigo ferramentas comuns para o sucesso espiritual. Ele viveu entre 1895 e 1979, e tinha um extraordinário dom para a comunicação. Explicava de forma simples, clara e transparente, sem deixar de ser profundo, as verdades da fé, moral e doutrina católicas.

Quando foi ordenado sacerdote, Sheen resolveu passar uma hora de oração por dia diante do Santíssimo Sacramento. Ele então relata como isso não foi nada fácil e que muitas vezes foram necessários muitos sacrifícios para poder cumprir seu propósito. “A hora santa é difícil? Às vezes parecia ser difícil; pode significar ter que abrir mão de um compromisso social ou subir uma hora antes, mas no geral nunca foi um fardo, apenas uma alegria”, escreveu.

Não é necessário, no entanto, que esta Hora Santa seja sempre diante do Sacrário. Ela pode ser concretizada em sua casa, diante de um espaço dedicado ao Senhor, com a intercessão da Virgem Maria e dos santos, sobretudo com a Leitura Orante da Palavra de Deus, a partir dos seus quatro passos: leitura, meditação, oração e contemplação.

A prática da Hora Santa deve levar em conta a determinação e o compromisso de uma relação filial com Deus. Nesta caminhada, você pode começar com 10 minutos, e ir aumentando seu tempo de oração diariamente e gradativamente, para poder vivenciar com serenidade e organização interior e exterior estes belos momentos com o Senhor. O ponto principal é dedicar um tempo à oração todos os dias e não parar com esse hábito. Quanto mais tempo pudermos passar em oração silenciosa, mais tempo poderemos desenvolver nosso relacionamento com Jesus.

Mesmo que não pareça que algo “aconteça”, os frutos ficarão claramente evidentes mais tarde, e seus dias serão muito mais “bem-sucedidos”.