Memórias de São Roque

A Paróquia São Roque de Bento Gonçalves lança, neste dia 09 de setembro, o projeto Memórias de São Roque. A atividade, organizada de forma colaborativa, tem o objetivo de contar a história das 19 comunidades com fotos, textos e entrevistas, para fortalecer a unidade e a identidade do povo que constituiu e perpetua a vida desses espaços de oração e convivência.

 

O trabalho consiste em reunir dados, datas e registros fotográficos que ajudam a traçar o perfil das comunidades. A ação tem a participação da estudante de História, Sabrina de Lima Greselle e a parceria do Museu do Imigrante da cidade, que desenvolve o projeto “Laços Patrimoniais: Construindo um inventário colaborativo para Bento Gonçalves”.

 

Dividido em três etapas, de curto, médio e longo prazo, o projeto inicia com o levantamento documental e de pesquisa nos documentos históricos da Paróquia. O segundo passo é a produção de texto jornalístico para estampar o site e as redes sociais, com a história de cada comunidade, e num terceiro momento, a produção de entrevistas que darão vida a um documentário sobre as comunidades.

 

A organização, que é acompanhada pelo pároco, padre Daniel D’Agnoluzzo Zatti e pela Pastoral da Comunicação (Pascom), também conta com a ajuda das comunidades. O pedido é que as pessoas que tenham fotos, documentos e acervos antigos da construção das igrejas e demais atividades comunitárias possam enviar estes materiais para enriquecer as memórias de toda a Paróquia. O envio pode ser feito pelo link: http://bit.ly/MemoriasdeSaoRoque

 

Desta forma, a Paróquia São Roque colabora com o Museu do Imigrante na disponibilização dos documentos e o setor histórico do poder público compila as informações que irão compor o projeto Laços Patrimoniais: Construindo um inventário colaborativo para

Bento Gonçalves.

 

O projeto do Museu do Imigrante visa a educação patrimonial e busca, além de atualizar e complementar o inventário já existente feito entre os anos de 1994 e 1996, a construção da memória a partir das edificações históricas com parceria com a comunidade do município, que é realizado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-cultura RS e do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

Conheça a história de nossas comunidades. Basta clicar na foto e conferir a matéria que preparamos!

Comunidade São Luiz

4ª Secção do Rio das Antas

qs89c3.jpg

Comunidade Matriz

São Roque

R. Ricardo Fianco, 06 - São Roque, Bento Gonçalves - RS, 95700-000

(54) 3452-1574

(54) 9 9648-5998