Coroinhas | Acólitos

Quem é o coroinha? 

O coroinha é o menino ou menina que, nas Igrejas, ajuda no serviço litúrgico da Missa e da Celebração da Palavra. O trabalho realizado pelos coroinhas durante a celebração é de muita importância, pois ajuda no andamento da celebração e para que tudo saia dentro do planejado.  Os coroinhas, com seu zelo, com seu cuidado com a liturgia, ajudam a “embelezar” a celebração e contribuem para que a assembleia entre no mistério da celebração que participa. Em resumo, o coroinha ajuda a comunidade a rezar. Para ser coroinha, é necessário participar de uma formação, que é concluída com o rito de investidura na Santa Missa.

E o acólito?

O acólito é instituído para servir ao altar e auxiliar o sacerdote e também o Diácono. A palavra acólito vem do grego, que que significa "seguir", "acompanhar". Compete a ele principalmente preparar o altar e os vasos sagrados, destinados a conter o Corpo e Sangue do Senhor, bem como distribuir a Eucaristia. Na verdade, encontramos poucos acólitos instituídos em nossas comunidades. A Diocese de Caxias do Sul está iniciando um trabalho de organização desse ministério. É mais comum encontrarmos jovens que já foram coroinhas e que, ao crescerem, permanecem na coordenação e liderança dos coroinhas, como cerimoniários.

Quero ser coroinha... como faço?

Faça contato com os coordenadores e venha fazer parte deste belo grupo, a serviço do altar do Senhor.

415551_247710388666183_1374497700_o_edit

Adriano Giovanella

Fone: (54) 9 9986-8388

Clique na foto e faça

contato pelo Facebook.

pp (1).jpg

Josaine Bianchet

Coordenadora da Pastoral dos Coroinhas da Paróquia São Roque

Fone: (54) 9 8151-1893

Clique na foto e faça

contato pelo Facebook.

Coordenador da Pastoral dos Coroinhas da Paróquia São Roque

Os coordenadores da Pastoral dos Coroinhas e Acólitos também são chamados a ajudarem os adolescentes, jovens e adultos no processo de amadurecimento da fé, e na descoberta do projeto de vida. Por isso, a Diocese de Caxias do Sul lançou o projeto #SouAnimador. 
 

O objetivo é afirmar que a animação vocacional é uma tarefa de todos, algo que não pode ser terceirizado. Padres, irmãos, irmãs, catequistas, animadores vocacionais leigos e leigas, todos assumimos juntos essa missão de animar e acompanhar os jovens para que construam seu projeto de vida baseado na sua fé e no chamado que o Senhor faz a toda pessoa humana.

 

Clique na imagem ao lado e faça o download do PDF com as orientações para a Pastoral dos Coroinhas.

R. Ricardo Fianco, 06 - São Roque, Bento Gonçalves - RS, 95700-000

(54) 3452-1574

(54) 9 9648-5998