Memórias de São Roque: Comunidade da sede preserva traços da fé dos primórdios da localidade

Atualizado: 30 de abr. de 2022

História remonta aos inícios do século XX e ganha mais intensidade a partir de 1956, com a criação da paróquia, que atende a 19 comunidades

Construção da atual igreja matriz de São Roque, no início dos anos 1960. Acervo de Altair Fernandes

A cidade de Bento Gonçalves cresceu de forma exponencial desde a última metade do século XX e a zona norte da cidade, onde está localizado o bairro São Roque, precisava de um atendimento pastoral personalizado. Por isso, em 1956, o então bispo da Diocese de Caxias do Sul, dom Benedito Zorzi, criou a Paróquia São Roque, em honra ao santo protetor contra as pestes e epidemias.

No entanto, a história não começa nos anos 1950, mas no início do século. De acordo com as pesquisadoras Bernardete Schiavo Caprara e Terciane ngela Luchese, em seu livro “Da colônia Dona Isabel ao Município de Bento Gonçalves – 1875 a 1930”, primeira capela de madeira da localidade foi construída onde hoje está o bairro Aparecida; a segunda capela, onde está a praça da matriz e por volta do ano 1939, iniciou a construção da terceira igreja. O atendimento pastoral era feito pelos padres da Paróquia Santo Antônio, na época.

Com a criação da paróquia, em janeiro de 1956, foi nomeado o primeiro pároco. O escolhido foi o padre Ernesto Sbrissa, que logo após tomar posse do cargo organizou a primeira festa em honra ao patrono São Roque, realizada em 16 de agosto de 1956.

O crescimento populacional foi o fator determinante para a construção de uma nova igreja, mais ampla, pouco tempo depois. A bênção da pedra fundamental ocorreu em 18 de maio de 1958 por dom Benedito Zorzi e a atual igreja matriz da Paróquia São Roque foi inaugurada em 20 de maio de 1962. Naquele mesmo ano, São Roque passou a ser distrito e em 1971, ganhou o nome de bairro São Roque, reafirmando a importância da Igreja no contexto social e de organização comunitária.

Párocos de São Roque

Ao longo dos quase 65 anos da Paróquia, diversos padres atuaram no atendimento às comunidades e na animação pastoral. Respectivamente, os párocos de São Roque foram: Ernesto Sbrissa, Francisco Mario Andognini, Jaime Luiz Gusberti, Igino Tonon, Josemar Conte, Celso Luiz Ciconetto, Álvaro Luiz Pinzetta, Daniel D'Agnoluzzo Zatti, Vitor Citolin e o atual, Moacir Canal. Nos anos 1990, os padres passaram a realizar de forma conjunta o atendimento pastoral da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, do distrito de Faria Lemos.

Em 2006 a paróquia completou 50 anos e no ano de 2016, o jubileu de diamante. Durante sua história, diversas foram as ações que a Igreja São Roque promoveu, destacando-se atividade como mateadas, feijoadas, bingos e gincanas. Dentro desta última, comenta-se que uma das atividades era o resgate da história das comunidades pertencentes à Paróquia, que atualmente somam 19.

Também merece destaque a festa anual do padroeiro, São Roque e do co-padroeiro, São Gotardo, que cresce a cada ano. Em 2020, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, os festejos levaram em conta a importância do cuidado com a vida e a dignidade humana e remeteram aos traços históricos das comunidades, com a imagem do padroeiro da Paróquia visitando as comunidades e as ruas dos bairros atendidos.

Atualmente, a equipe sacerdotal é composta pelos padres Moacir Canal, pároco, e pelos vigários paroquiais, padre Adelar Zanetti e padre Valdir Thums. O trabalho conta com a colaboração de leigos e leigas das diversas pastorais e serviços, no cuidado com a vida, no zelo com o culto e também na evangelização de crianças, jovens e suas famílias.

Comunidades de São Roque

Memórias de São Roque

Você tem alguma história sobre a Comunidade ou o bairro São Roque para partilhar conosco? Tem alguma foto, algum acervo? Ficaremos muito felizes com a sua participação, porque queremos preservar as Memórias de São Roque e recontar toda essa caminhada das nossas comunidades.