• Paróquia São Roque de Bento

Paróquias São Roque e Nossa Senhora do Rosário acolhem novo pároco neste domingo, 14 de fevereiro

Celebrações serão presididas pelo bispo de Caxias do Sul e darão a posse canônica ao padre Vitor Cittolin, nomeado para coordenar os trabalhos de evangelização




As paróquias São Roque e Nossa Senhora do Rosário, de Faria Lemos, em Bento Gonçalves, irão acolher seu novo pároco, padre Vitor Cittolin, no próximo domingo, 14 de fevereiro. As celebrações de posse canônica serão presididas pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, dom José Gislon, às 08h, na igreja matriz Nossa Senhora do Rosário, em Faria Lemos, e às 19h, na igreja matriz São Roque, ambas com transmissão pelas redes sociais.


Durante o rito, o novo pároco faz o juramento e a profissão de fé, recebe a chave do Sacrário, isto é, do lugar onde é guardada a Eucaristia e faz a adoração ao Santíssimo. O bispo lhe entrega também a estola roxa, sinal do Sacramento da Reconciliação, que o padre é chamado a dispensar, em nome da Igreja, perdoando os pecados e aliviando as dores. Além disso, é lida a provisão de nomeação e por fim, é assinada publicamente a ata de posse.


Conheça um pouco mais sobre o padre Vitor


Padre Vitor é natural de Fagundes Varela, nasceu em 24 de abril de 1978, filho de Diva Terezinha Fabris Cittolin e Luiz Cittolin (in memoriam). Aos 15 anos ingressou no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, onde deu início à caminhada formativa. Cursou Filosofia em Viamão e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Em 21 de abril de 2007, foi ordenado sacerdote por Dom Paulo Moretto, então bispo de Caxias do Sul, com o lema: “Se tu me amas, cuida das minhas ovelhas”.


Nos primeiros anos de sacerdócio atuou na Paróquia Santa Catarina, em Caxias do Sul. Em 2009 esteve a serviço missionário da Diocese em Jaru, no estado de Rondônia. De 2010 a 2012, fez parte da equipe sacerdotal da Paróquia Santo Antônio, em Bento Gonçalves. Entre os anos de 2013 a 2020, atuou como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, de Cotiporã.


Como sacerdote, padre Vitor faz parte da equipe diocesana da liturgia, além de ter colaborado na assessoria da Pastoral da Juventude (PJ) e do Setor Diocesano da Juventude, sobretudo na região do Vicariato de Nova Prata. Desde 2010, é representante da Igreja Católica no Conselho de Ensino Religioso (CONER) da seccional Bento Gonçalves, onde também é coordenador.


“É com muita alegria que retorno para Bento Gonçalves e acolho a missão de ser pároco de São Roque e Faria Lemos. O desafio é grande e o momento difícil de pandemia que estamos vivendo também exige muita adaptação. Precisamos juntos aprender a ser Igreja neste novo tempo, abertos às inspirações do Espírito Santo. Estou confiante na ajuda do povo, em especial das lideranças, pois é para eles que me coloco a serviço e com eles quero caminhar. Não vou com propostas de trabalho ou planos novos. Quero, nos primeiros tempos, desempenhar meu ministério sacerdotal e funções de pároco e, principalmente, conhecer a realidade, as pessoas, a história, o jeito de ser Igreja destas paróquias”, pontua padre Vitor.


Ainda compõem a equipe sacerdotal das paróquias, os padres Miguel Mosena e Valdir Thums.


149 visualizações0 comentário