• Paróquia São Roque de Bento

Paróquia São Roque realiza campanha de doação de sangue

Ação faz eco ao lema da 64ª Festa de São Roque e São Gotardo, que chamou atenção à valorização da dignidade humana, na defesa do bem comum



A Paróquia São Roque de Bento Gonçalves, como gesto concreto da 64ª Festa de São Roque e São Gotardo, celebrada em agosto de 2020, com o lema: “Batizados e enviados para promover a dignidade humana na defesa do bem comum”, realiza uma campanha de doação de sangue. Isso porque, devido a pandemia do novo coronavírus o estoque dos bancos de sangue diminuiu consideravelmente.


A iniciativa consiste em organizar doadores voluntários que serão deslocados para Caxias do Sul. O transporte será gratuito, oferecido pela prefeitura e cadastro deve realizado por meio de um formulário que está no link (bit.ly/SRoqueDoacaodeSangue) ou diretamente no Centro Paroquial São Roque e Nossa Senhora do Rosário, pelo fone (54) 3452-1574. Ao se cadastrar, a pessoa fornece nome, RG, CPF e número de telefone. Deverá também escolher o dia que fará a doação, entre as datas disponíveis.


O deslocamento para Caxias do Sul acontece no início da manhã ou no início da tarde, junto ao Hospital Tacchini. As datas já confirmadas para a campanha são: 29 de agosto (sábado), pela manhã e 03, 18 e 24 de setembro a tarde.


De acordo com o pároco, padre Daniel D’Agnoluzzo Zatti, a iniciativa surgiu a partir de outra ação solidária, que arrecadou mais de 13 toneladas de alimentos nos dias da 64ª Festa. “O lema que escolhemos, junto com os casais festeiros para a Festa de São Roque e São Gotardo é inspirador. Somos batizados e enviados para promover a dignidade humana e, quanta gente está precisando de alimento, de cuidado, de saúde e mesmo de sangue. Por isso, estamos dando belos passos para viver a fé e fortalecermos a caridade, no cuidado com a vida que é dom e compromisso”, pontua.


Quem pode doar: pessoas entre 18 e 69 anos (16 anos podem doar com autorização dos pais); pesar mais de 50kg; não ter doado sangue a menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres); não ter feito piercing, acupuntura ou tatuagem a menos de 12 meses. Alguns cuidados importantes que o doador precisa tomar: Não estar gripado ou ter tido febre nos últimos 7 dias; não ter diabetes, cardiopatia e nem ter contraído hepatite após os 11 anos de idade. Caso tenha tomado vacina contra gripe, deve-se aguardar 48h; as demais vacinas com bactérias/vírus vivos, por exemplo sarampo e febre amarela, deve-se aguardar 4 semanas.


A campanha de doação de sangue é realizada pela Paróquia São Roque, em parceria com o Hospital Tacchini e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Saúde.


Já 64ª Festa de São Roque e São Gotardo, foi organizada pela equipe paroquial, composta pelos padres Daniel D’Agnoluzzo Zatti, Miguel Mosena e Valdir Thums, e pela comissão de casais festeiros: Adelar e Roseli Possamai; Felipe e Cristiane Frare; Lari e Marisa Casagrande; Sidomar e Elisabeth Mazutti; Valdinei Erthal e Solange Araldi. Com patrocínio de Gesso Casagrande, Mercado Grepar, Telhados Krugel, Sicredi e Fruteira São Roque, além entre outras empresas e pessoas físicas.


R. Ricardo Fianco, 06 - São Roque, Bento Gonçalves - RS, 95700-000

(54) 3452-1574

(54) 9 9648-5998