Paróquias São Roque e Nossa Senhora do Rosário organizam cronograma das celebrações de Finados

Atualizado: 28 de out. de 2020

No dia 02 de novembro estão programadas quatro Missas e, ao longo do mês, comunidades que têm cemitério terão os túmulos abençoados

As paróquias São Roque e Nossa Senhora do Rosário, de Faria Lemos, em Bento Gonçalves, comunicam o cronograma das celebrações para a segunda-feira, 02 de novembro, quando a Igreja faz memória dos fiéis que já partiram. Para o dia de Finados estão programadas quatro Missas, sendo às 08h30min, na igreja matriz de Faria Lemos, às 09h e 16h, no Cemitério de São Roque e às 19h, na igreja matriz São Roque.

Em reunião com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB) do município de Bento Gonçalves, foi organizada a programação das Missas no Cemitério de São Roque. A prefeitura, que administra o espaço, irá garantir que todos possam rezar em segurança.

Para uma melhor organização no contexto da pandemia, a equipe paroquial organizou a visita às comunidades que têm cemitérios da seguinte forma: logo após celebrar a Missa mensal em cada capela, o padre irá se deslocar até o cemitério para fazer uma prece e abençoar os túmulos. Para o dia 02 de novembro, é sugerida a oração do Terço, sempre levando em conta a segurança e a saúde de todos.

Além disso, a Santa Sé publicou decreto, por mandato especial do Papa Francisco, que estabelece que, neste ano, para evitar aglomerações onde forem proibidas, a Indulgência Plenária para aqueles que visitam um cemitério e rezam pelos defuntos, ainda que apenas mentalmente, pode ser transferida para outros dias do mesmo mês até seu término. A Penitenciaria Apostólica decretou que a Indulgência Plenária de 2 de novembro, estabelecida por ocasião da Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos para aqueles que visitam piedosamente uma igreja ou um oratório e ali rezam o “Pai-Nosso” e o “Credo”.

De acordo com o pároco, padre Daniel D’Agnoluzzo Zatti, o tempo da pandemia exige, além de orações aos entes queridos, cuidado com a vida daqueles que estão em nosso meio. “Desejo que todos façam uma boa memória, uma bela oração por quem já partiu e quando forem visitar os cemitérios, nas comunidades, que possam cuidar da própria vida, fazer sua prece em momento que não haja aglomeração”, pontua.

Em anexo a programação de Missas de novembro nas paróquias São Roque e Nossa Senhora do Rosário.

PROGRAMAÇÃO_DE_MISSAS_NOVEMBRO
Download PDF • 5.30MB