Vicentinos são presença no cuidado com os mais necessitados na Paróquia São Roque

Com mais de 20 anos de atuação em Bento Gonçalves, grupo de leigos acompanha mais de 400 famílias carentes

Foto do grupo dos voluntários dos Vicentinos em 2019

O dia 27 de setembro é uma data muito querida para todas as pessoas ligadas à espiritualidade de São Vicente de Paulo, sacerdote francês do século XVI, que viveu a caridade em belos gestos de amor sobretudo aos famintos e doentes. O carisma deste santo deu vida à Sociedade São Vicente de Paulo, uma organização católica que está presente em mais de 150 países, composta por leigos e leigas voltados para o trabalho da caridade.

Em Bento Gonçalves, a Sociedade São Vicente de Paulo - Conferência Irmã Dulce existe há 23 anos e tem sua sede na Paróquia São Roque. Na última quarta-feira, 23 de setembro, a Paróquia celebrou a Missa em ação de graças pela atuação dos Vicentinos. São dezenas de voluntários que atuam no cuidado com a vida das pessoas mais fragilizadas que buscam o auxílio da Igreja. Embora seja uma organização católica ela preza pelo ecumenismo, ou seja, auxilia a todos e todas independente de seu credo.

Os Vicentinos de Bento Gonçalves seguem os protocolos internacionais para levar ajuda material e espiritual para centenas de famílias assistidas. Com visitas semanais para auxílio e acompanhamento, levam amizade e fé, bem como alimentos, roupas, remédios, materiais de construção, orientação e diversos auxílios para os mais necessitados.

Em Bento, além das famílias assistidas e visitadas semanalmente, os Vicentinos oferecem uma distribuição de roupas e alimentos todas as segundas-feiras (das 14h às 15h30min) para um público diverso mediante apresentação de documentação e cadastro prévio, contando hoje mais de 400 famílias assistidas.

A pandemia tem aumentado a procura por ajuda junto à Paróquia São Roque. A entrega de cestas básicas, por exemplo, saltou de 11 no mês de abril para mais de uma centena ao longo do mês de setembro. Diante disso, os Vicentinos agradecem a generosidade do povo de Bento Gonçalves e pedem à comunidade que siga colaborando com a doação de alimentos na Paróquia São Roque.