Marcadas as datas de envio do padre Daniel Zatti e posse do padre Vitor Cittolin

Diocese de Caxias do Sul emitiu comunicado com o dia 14 de fevereiro, domingo, para a chegada do novo pároco nas paróquias São Roque e Nossa Senhora do Rosário, em Bento Gonçalves

O bispo da Diocese de Caxias do Sul, dom José Gislon, emitiu comunicado na noite da segunda-feira, 04 de janeiro, fixando as datas das posses dos novos párocos das paróquias dos municípios da região que tiveram alterações na composição das equipes sacerdotais, a partir das nomeações e transferências publicadas em dezembro de 2020. Desta forma, as paróquias São Roque e Nossa Senhora do Rosário, de Faria Lemos, em Bento Gonçalves, já têm as datas das missas de envio do padre Daniel D’Agnoluzzo Zatti e de chegada do padre Vitor Cittolin.

Estão programadas duas missas de envio, em ação de graças pelo ministério do padre Daniel, que chegou nas paróquias em 2015 como seminarista, atuou em 2016 quando foi ordenado diácono e depois padre, no final daquele ano. E nos anos de 2018, 2019 e 2020 desenvolveu a missão de pároco, além de coordenar diversas mudanças estruturais, de organização e também novas ações pastorais e religiosas. As celebrações serão no domingo, 07 de fevereiro, às 08h, na igreja matriz Nossa Senhora do Rosário, em Faria Lemos, e às 19h, na igreja matriz São Roque.

Padre Daniel será acolhido como vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Caxias do Sul, na quinta-feira, 11 de fevereiro. Neste dia, a Igreja faz a memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes e celebra o Dia Mundial do Enfermo. Serão celebradas missas ao meio-dia, 15h e 17h, além da missa solene, às 19h, todas com transmissão ao vivo pelo Facebook da Paróquia de Lourdes. Na nova missão, o sacerdote de 33 anos também se dedicará aos estudos e fará mestrado junto à Pontifício Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

No domingo seguinte, 14 de fevereiro, será o dia da posse do padre Vitor Cittolin como pároco. As celebrações estão marcadas para às 08h, na igreja matriz de Faria Lemos e às 19h, na Paróquia São Roque. Durante o rito, presidido por dom José Gislon, o novo pároco faz o juramento e a profissão de fé, recebe a chave do Sacrário, isto é, do lugar onde é guardada a Eucaristia, e também a estola, que é um paramento litúrgico que identifica a cor do tempo a ser celebrado, ao atualizar o memorial da paixão, morte e ressurreição de Jesus.

Padre Vitor Cittolin tem 42 anos e foi ordenado padre em abril de 2007, em sua terra natal, Fagundes Varela. Ao longo dos seus 13 anos de sacerdócio, atuou nas paróquias Santa Catarina, em Caxias do Sul e Santo Antônio, em Bento Gonçalves, além de ter participado da missão da Diocese no município de Jarú, em Rondônia. Em 2013 assumiu como pároco na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Cotiporã e no final do ano de 2020 recebeu a nomeação para coordenar os trabalhos das paróquias São Roque e Nossa Senhora do Rosário.

Ainda compõem a equipe sacerdotal das paróquias, os padres Miguel Mosena e Valdir Thums.