Festa de São Roque e São Gotardo terá caráter solidário, em Bento Gonçalves

Ao longo da programação, os bancos da igreja serão ocupados com mais de 10 toneladas de alimentos; Missas poderão ser acompanhadas pelas redes sociais

A 64ª Festa de São Roque e São Gotardo irá movimentar a comunidade de Bento Gonçalves, neste final de semana. Com o lema “Batizados e enviados para promover a dignidade humana na defesa do bem comum”, a programação terá início na quinta-feira, 13 de agosto e segue até o domingo, 16 de agosto, com celebrações e procissões motorizadas com a imagem e a relíquia de São Roque.

O tríduo inicia na quinta-feira, 13 de agosto, às 15h, com a Missa dos doentes, quando ao final, o sacerdote fará a oração própria e dará a bênção da saúde, por intercessão de São Roque e São Gotardo. O tríduo tem sua continuidade às 19h dos dias 13, 14 e 15 de agosto, em preparação à 64ª Festa. No sábado, 15 de agosto, a partir das 10h, está programado um momento significativo: a bênção das famílias e da saúde, no estilo drive-thru, na avenida São Roque, com o padre Miguel Mosena, que foi ordenado sacerdote no dia 26 de julho.

A programação do dia festivo de São Roque, 16 de agosto, terá duas celebrações. Às 10h, acontece a Missa festiva da 64ª edição dos festejos, presidida pelo bispo de Caxias do Sul, dom José Gislon, transmitida pelas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul e pela Rádio Difusora. Às 19h, haverá Missa em ação de graças e apresentação dos casais festeiros de 2021.

Todos os momentos litúrgicos serão transmitidos pela página da Paróquia no Facebook e pelo canal do YouTube (ParoquiaSaoRoquedeBento). E durante a Missa festiva haverá o lançamento da nova identidade visual e do site da Paróquia São Roque.

Mais de 1.000 cestas básicas estarão sobre os bancos e corredores da igreja, totalizando mais de 10 toneladas de alimentos não perecíveis. As doações são frutos da campanha “Abra seu Coração e Alimente seu Irmão”, promovida pela Rádio Difusora e pelo Supermercado Apolo, em benefício à Sociedade Beneficente São Vicente de Paulo (Vicentinos) da Paróquia São Roque. A meta inicial era a arrecadação de 500 cestas básicas de 11kg. Na tarde desta quarta-feira, 12 de agosto, mais de 150 unidades já haviam sido dispostas no templo.

Com a situação econômica fragilizada pela pandemia, é crescente a demanda por ajuda. Para se ter um exemplo, em abril foram entregues 11 sacolas econômicas. Já na primeira semana de maio, foram 15 e os números foram crescendo, chegando a 88 ranchos somente nesta segunda semana de agosto.

A programação de visitas com a imagem e a relíquia, um pedaço de osso do padroeiro, que é protetor contra as pestes e epidemias, às comunidades teve em 1º de agosto e será concluída no domingo, 16 de agosto, com a carreata pelas ruas do bairro São Roque, pela igreja matriz Cristo Rei e pelo Santuário Santo Antônio (confira o calendário abaixo).

De acordo com o pároco, padre Daniel D’Agnoluzzo Zatti, os festejos de 2020 são marcados pela solidariedade, que é uma das formas de tornar viva a fé. A inspiração vem de São Roque, que cuidou dos doentes infectados pela peste e de São Gotardo, na Alemanha. “Somos batizados e enviados para promover a dignidade humana e, quanta gente está precisando de alimento, de cuidado, de saúde e mesmo de sangue. Somos gratos à comunidade de Bento Gonçalves pela generosidade e solidariedade. Vamos celebrar, de um jeito diferente, mas com muita intensidade”, pontua.

A 64ª Festa de São Roque e São Gotardo, é organizada pela equipe paroquial, composta pelos padres Daniel D’Agnoluzzo Zatti, Miguel Mosena e Valdir Thums, e pela comissão de casais festeiros: Adelar e Roseli Possamai; Felipe e Cristiane Frare; Lari e Marisa Casagrande; Sidomar e Elisabeth Mazutti; Valdinei Erthal e Solange Araldi. Os festejos têm o patrocínio de Gesso Casagrande, Mercado Grepar, Telhados Krugel e Fruteira São Roque, além entre outras empresas e pessoas físicas.

Coleta de sangue

Diante da difícil realidade dos estoques de sangue nos hemocentros, a Paróquia São Roque irá realizar uma campanha para a doação de sangue, na segunda quinzena de agosto, como forma de dar eco à programação e ao lema celebrados.

Programação de visitas com a imagem e relíquia de São Roque

15 de agosto de 2020

14h - Saída da Paróquia São Roque: Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Faria Lemos | Com. Nossa Senhora de Caravaggio - Bairro Universitário | Com. São João - Bairro São Vendelino

16 de agosto de 2020

14h - Saída da Paróquia São Roque: Matriz da Paróquia São Roque - Bairro São Roque | Santuário Diocesano Santo Antônio - Centro | Matriz da Paróquia Cristo Rei - Bairro Cidade Alta

Tríduo e Dia Festivo da 64ª Festa de São Roque e São Gotardo

13 de agosto | Quinta-feira

15h - Missa com bênção aos doentes

Tema: Amor, Compaixão e Cuidado

Presidida pelo padre Jaime Gusberti

19h - Missa do Primeiro dia do Tríduo, presidida pelo padre Ricardo Fontana

Tema: Evangelização na era digital

Bênção dos objetos religiosos e de trabalho

14 de agosto | Sexta-feira

19h - Missa do Segundo dia do Tríduo, presidida pelo padre Gilmar Marchesini

Tema: Fé é Família: Humanizando às Relações

Bênção das famílias

15 de agosto | Sábado

10h às 11h30min - Bênção das famílias e doentes, com o padre Miguel Mosena, na Avenida São Roque (drive-thru)

19h - Missa do Terceiro dia do Tríduo, presidida pelo padre Miguel Mosena

Tema: Dignidade Humana e Solidariedade no Compromisso com a Vida

Bênção das Doações

16 de agosto | Domingo | Dia Festivo

10h - Missa festiva em honra a São Roque e São Gotardo, presidida pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon;

Tema: Batizados e Enviados para promover a Dignidade Humana na defesa do Bem Comum

19h - Missa em ação de graças e apresentação dos novos festeiros, presidida pelo padre Daniel D’Agnoluzzo Zatti.