Catequese (Iniciação à Vida Cristã)

O novo Diretório para a Catequese, do Conselho Pontifício para a Nova Evangelização, da Santa Sé, publicado em 2020, diz que: "A catequese pertence, de pleno direito, ao mais amplo processo de renovação que a Igreja é chamada a fazer para ser fiel ao mandato de Jesus Cristo de anunciar sempre e em toda a parte o seu Evangelho (cf. Mt 28,19). A catequese participa no compromisso de evangelização, de acordo com a sua natureza própria, para que a fé possa ser sustentada por um amadurecimento permanente".

O Papa Francisco indicou, na Exortação apostólica Evangelii Gaudium, algumas características peculiares da catequese que a ligam mais diretamente ao anúncio do Evangelho no mundo atual.

1 - A catequese querigmática, que vai ao âmago da fé e colhe o essencial da mensagem cristã, é uma catequese que manifesta a ação do Espírito Santo, que comunica o amor salvífico de Deus em Jesus Cristo e que continua a dar-se para a plenitude de vida de todos os homens.

2 - A catequese como iniciação mistagógica insere o crente na experiência viva da comunidade cristã, verdadeiro lugar da vida de fé. Esta experiência de formação é progressiva e dinâmica, rica em sinais e linguagens, favorável para uma integração de todas as dimensões da pessoa. Tudo isto remete diretamente para a conhecida intuição, bem radicada na reflexão catequética e na pastoral eclesial, da inspiração catecumenal da catequese, que se torna cada vez mais urgente.

O Diretório Nacional de Catequese, a Conferência de Aparecida, o Novo Ritual de Iniciação Cristã e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil propõem um processo de amadurecimento na fé e de formação do discípulo-missionário de forma permanente. As urgências pastorais afirmam que a catequese ocupa o papel da casa da Iniciação à Vida Cristã concretizada na ação evangelizadora com o anúncio de Jesus Cristo.

É uma catequese de inspiração catecumenal, marcada por ritos e celebrações, orientada pela Leitura Orante da  Palavra de Deus e para o compromisso com a vida em comunhão com a família, comunidade e sociedade. Assim, para as crianças e adolescentes, ao longo de quatro anos, o catequizando terá a oportunidade de aprofundar sua vida cristã, fazendo com que a celebração dos Sacramentos aconteça ao longo do caminho.

Nos botões abaixo, você pode acessar informações sobre a Iniciação à Vida Cristã e Catequese de Adultos.